Notícias

Departamento responsável por cuidar do trânsito brasileiro

outubro 11, 2018

O Brasil possui uma extensa área territorial. Possui também uma grande quantidade de ruas e estradas que precisam de uma grande fiscalização e uma boa administração. A fim de viabilizar esses objetivos, o departamento responsável por cuidar do trânsito, dividiu sua responsabilidade em jurisdições para cuidar do trânsito, e tais jurisdições estão divididas entre as áreas dos estados brasileiros.

Saiba ainda informações sobre o Licenciamento 2019 de São Paulo.

Os departamentos responsáveis por tal atribuição são conhecidos como DETRAN, e possuem autonomia administrativa e financeira para cuidar de suas tarefas. Tal subdivisão é prevista e concedida através do poder da constituição Federal de 1988, onde prevê e concede o poder de se criar órgãos de administração indireta, mas que ainda assim, sucumbe a órgão principal.

No Ceará, estado pertencente a região nordeste brasileira, o órgão responsável pelo tráfego e tudo que o constitui é o DETRAN-CE. O principal objetivo do departamento é fazer do trânsito um ambiente tranquilo e principalmente seguro, tanto para motoristas e motociclistas, quanto para pedestres. Para viabilizar tais feitos o DETRAN está totalmente envolvido com os Cursos de Formação de Condutores, sendo a única via para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (vulgo CNH), além de cuidar dos documentos de veículos, recolhimento de multas e impostos como o IPVA, DPVAT e Licenciamento, sempre zelando pela conscientização e educação no trânsito, uma vez que a imprudência nas ruas é a grande vilã e responsável pelos principais acidentes em rodovias e vias normais.

O atendimento pessoal pelo Departamento de Trânsito do Ceará pode ser feito em vários dos postos de atendimentos espalhados pelas cidades do Estado. Há também as CIRETRANS, conhecidas também por Circunscrições Regionais de Trânsito, responsáveis por atender parte dos serviços oferecidos pelo DETRAN, que também conta com alguns órgãos credenciados, como é o caso dos Despachantes.

Para visitar a sede do departamento basta se dirigir ao seu endereço localizado na Avenida Godofredo Maciel, 2900, no bairro Maraponga, na capital do estado, Fortaleza. Para estabelecer um contato com o Detran Ceará, o cidadão poderá usar tanto de telefones como da Internet. Pelo telefone os números para discagem são pelo Tele-Detran que atende pelo número 0800 275 6768, e para cidadãos fora do estado o número (85) 3101.5588, e ainda para agendamento de Perícias, o número 154.

Pela Internet, o Departamento possui um site que disponibiliza todas as informações necessárias sobre os serviços oferecidos, e para acessá-lo basta entrar no endereço eletrônico www.detran.ce.gov.br. Através da Internet é possível acompanhar as principais informações e retirar suas dúvidas de maneira prática e fácil, sem pagar absolutamente nada por isso.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply